Abril de 2024 | Ver mais
# 1 2 3 4 5 6
28 29 30 # # # #

OAB-MT lança sua assistente virtual: Leila

01/09/2022 13:35 | COMUNICAÇÃO INTERATIVA
Foto da Notícia: OAB-MT lança sua assistente virtual: Leila
imgLeila é o nome da assistente virtual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Ela ganhou “vida” na noite desta terça-feira (30), após ser lançada durante o Show Cultural OAB-MT 2022, realizado no Malcom Pub, em Cuiabá.

imgO nome da assistente virtual faz alusão à primeira conselheira seccional da OAB-MT, Leila Francisco de Souza.

“Estou sempre pronta para atender à OAB-MT”, disse a advogada Leila, no momento em que recebeu o convite e o aceitou. “Se posso ser útil com o meu rosto, minha história, se é uma forma de chegar ao outro, ajudar à advocacia, então fico honrada”, comentou.

A presidente da OAB-MT Gisela Cardoso destaca que "a assistente virtual Leila é um elo entre as gerações, pois ao mesmo tempo em que representa a modernidade, o momento virtual e os avanços tecnológicos que vivemos, traz o respeito à história, o reconhecimento ao trabalho prestado e a segurança refletida na imagem da experiência".

Quem é a Dra Leila?

Aos 83 anos de idade, a advogada Leila Francisca de Souza se emocionou muito ao receber a notícia de que inspirou a criação da assistente virtual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).  “É muito lisonjeiro para mim, estou feliz e grata em poder atender à nossa instituição, porque a vida da gente é passageira e estes momentos é que valem à pena. Receber este carinho especial, na idade em que estou, é gratificante”.

Dra Leila nasceu em 9 de março de 1939, no bairro do Porto, em Cuiabá. Cresceu em uma família de classe média, sem advogados. Tanto é que nunca tinha pensado em trilhar esse caminho. “Sonhava em fazer Agronomia, porém não havia este curso em Cuiabá e meu pai não tinha como me mandar para estudar fora. Sendo assim, optei pelo Direito. Quando eu entrei na faculdade, não tinha aquele gosto, mas, com o passar do tempo, estudei, me formei e fui me apaixonando pela advocacia, enfrentando desafios, indo para o interior e atuando no governo. Fui por 28 anos assessora jurídica da Secretaria de Segurança”, relata.

Conversar com Dra Leila é o mesmo que ir tomando contato com a história de Cuiabá e de Mato Grosso. Ela conta que, ainda na faculdade de Direito, tinha aulas em Latim com declinações e, junto com Centro Acadêmico 8 de Abril, ajudou a conquistar o reconhecimento do curso da então Faculdade Federal de Mato Grosso, atual UFMT.

imgEla é memória viva. Recorda-se de quando, já formada, mas ainda inexperiente, redigiu o decreto que criou o Distrito Industrial de Cuiabá, no Governo Pedro Pedrossian (1967). “Pediram para eu elaborar o documento rapidamente, porque o governador tinha pressa. Eu ainda não sabia bem como fazer isso, fiquei apreensiva e busquei ajuda. Em seguida, comecei a teclar na máquina de escrever. Pensei: Meu Deus! Onde vim parar? A partir daí percebi a grande responsabilidade que tinha como advogada, que temos. Comprei vários livros, fiz cursos de qualificação e segui praticando nossa profissão”, detalha.

Com olhos marejados, Leila se lembrou de quando, junto com colegas, ajudou a garantir o terreno em que hoje está sediada a Seccional da OAB de Mato Grosso. “Debaixo do sol quente de Cuiabá, cercamos o lote de mãos dadas para garantir a propriedade. Isso aconteceu bem aqui onde hoje está este prédio. Então, se ele existe, não se deve só a mim, mas a essas pessoas corajosas”, recorda-se a advogada.

Dedicou-se tanto à advocacia que afirma não ter tido tempo para se casar e ter filhos.

“Esta é a vida de uma mulher que lutou pela sociedade e pela Justiça, a qual resumo citando uma frase do jurista romano Ulpiano: ‘É a vontade constante e perpétua de dar a cada um o seu direito’ E, por trabalhar por isso, a advocacia é uma profissão de alto valor”.

Keka Werneck

Instagram @oabmatogrosso