Gisela Cardoso participa da abertura da XI Semana Jurídica da UFMT

17/05/2022 11:00 | ENSINO JURÍDICO
Foto da Notícia: Gisela Cardoso participa da abertura da XI Semana Jurídica da UFMT

imgA presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, ao lado de diversas autoridades do meio jurídico, participou da cerimônia de abertura da XI Semana Jurídica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizada na manhã desta terça-feira (17) no Cine Teatro Cuiabá. O evento de extensão, é promovido pelo Centro Acadêmico VIII de Abril, do curso de Direito da UFMT, com apoio da OAB-MT, por meio da sua Comissão de Estagiários, e patrocínio do CIEE-MT, e segue até o dia 20 de maio.

“A Semana Jurídica busca aproximar os alunos do mercado de trabalho e ao ensino para além da sala de aula”, explicou o presidente do Centro Acadêmico, Yuri da Cunha Silva Machado, que também preside a Comissão de Estagiários da OAB-MT. “Devemos aproveitar a oportunidade para aprender e trocar, visando nos formarmos profissionais que façam a diferença na sociedade”, completou o estudante.

Para o Reitor da UFMT, Evandro Soares, a Semana Jurídica é uma oportunidade de unir o ensino, a pesquisa e a extensão em um ambiente que congrega diversas instituições e segmentos.  “Isso representa tudo que a UFMT defende, um ambiente de debate, de contraditório e que fomenta a produção do conhecimento. A partir do debate franco e qualificado, temos uma visão mais ampla dos temas, sempre almejando a busca da equidade e da justiça, por meio de práticas jurídicas mais adequadas”, ressaltou o professor.

imgDiretor da Faculdade de Direito da UFMT, o professor e advogado Carlos Eduardo Silva e Souza, destacou a gama de temas atuais que serão abordados durante as atividades. Ele agradeceu ainda o apoio e a parceria da OAB-MT e o recente reconhecimento da qualidade de ensino jurídico do curso da UFMT com o selo OAB Recomenda. “O Direito é uma ciência que está em constante movimento e que exige de seus operadores a qualificação continuada. Nesse sentido, agradecemos o apoio incondicional que temos recebido da OAB-MT e por esta gestão brilhante, que está democratizando o acesso à casa da advocacia e se empenhando diariamente na promoção do ensino jurídico de qualidade em nosso estado”, afirmou.

A presidente da Seccional, Gisela Cardoso, reforçou a importância de atividades acadêmicas como essa para a formação dos estudantes, para o fortalecimento da advocacia e para a sociedade, que recebe profissionais melhores e mais bem preparados. “A OAB-MT está sempre presente e apoiando ações que visam fomentar o conhecimento e promover a qualificação e a atualização do estudo jurídico. A advocacia tem uma importante função social, dá voz ao cidadão, defende diariamente os direitos básicos e o Estado Democrático de Direito. Por isso é fundamental que vocês estudante, desde já, tenham noção do tamanho da responsabilidade que carregamos nessa profissão. Momento de troca como esses, são fundamentais para a caminhada profissional de vocês”, pontuou.

Diante de dezenas de jovens estudantes, a presidente da OAB-MT, destacou ainda a importância da política de paridade instituída pela OAB desde as últimas eleições. “Me sinto honrada por hoje representar esta grande instituição que implementou recentemente a paridade de gênero em sua gestão, trazendo um recado muito importante para toda a sociedade: não há democracia sem igualdade de direitos. Espero que todos se sintam inspiradas e inspirados e que venham também conhecer e participar da OAB ”, concluiu Gisela Cardoso.

Também participaram da cerimônia de abertura da XI Semana Jurídica da UFMT o representante da Procuradoria-geral do Estado (PGE), Diego Dorigatti; o representante da Procuradoria-geral de Justiça (PGJ), Alexandre Guedes; o coordenador regional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Ricardo Melantonio; e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Univag (NPJ/UNIVAG), Afonso Winter Junior.

Mel Mendes