 |
A GMX Brasil, em parceria com a OAB/MT e a ESA/MT, realizou a aula magna na noite da última sexta-feira (5 de setembro) ministrada pelos coordenadores de quatro cursos de pós-graduação oferecidos aos advogados e advogadas nas cidades de Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sorriso. O secretário-geral da Seccional, Daniel Paulo Maia Teixeira, representou a diretoria no evento. “Esta é uma noite especial para nós. Temos o orgulho de trazer pessoas de grande conhecimento e reputação para abordar temas tão importantes para a advocacia”, sublinhou.
|
 |
Os cursos são nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Constitucional, e Direito e Processo do Trabalho. O diretor-adjunto da ESA/MT, Dejango Riber Oliveira Campos; e o secretário-adjunto, Welder Queiroz dos Santos, ressaltaram que a aula selou a parceria com a GMX Brasil “visando contribuir para o conhecimento jurídico na capital e em três cidades do interior em diferentes ramos”.
|
Cuiabá contará com os quatro cursos; Tangará da Serra com Direito Processual Civil e Direito e Processo do Trabalho; Rondonópolis com Direito Administrativo e Constitucional, Direito Processual Civil e Direito e Processo do Trabalho; e Sorriso com Direito Ambiental, Direito Processual Civil e Direito e Processo do Trabalho.
|
 |
As aulas estão previstas para iniciar no dia 19 e 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas no site da GMX (www.gmxbrasil.com.br). Todos os cursos serão compostos de 360 horas/aula, sendo a maior parte presencial e parte gravada, com o investimento de R$ 8.580 para cada área ou 22 parcelas de R$ 390. Informações na ESA/MT pelos telefones (65) 3613-0956/0957.
Palestras
Jose dos Santos Carvalho Filho, mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e procurador de Justiça aposentado e coordenador da pós em Direito Administrativo e Constitucional, falou sobre ética e seus valores, trazendo uma reflexão acerca das normas constitucionais acerca do assunto. Ele elogiou a iniciativa da OAB/MT e a ESA/MT em firmar a parceria, destacando o orgulho de ser advogado e de ter tratado com respeito os profissionais quando estava no Ministério Público.
|
 |
 |
Ana Paula Fernandes Nogueira da Cruz, doutora e mestre em Direito pela PUC/SP, também foi promotora de Justiça, mas pediu exoneração para advogar e afirmou que “hoje me divirto muito mais na advocacia; não é fácil, mas sou mais feliz. Trouxe a experiência de ter trabalhado na área ambiental para essa atuação”. Ela coordena a pós em Direito Ambiental, que considera uma questão emergente, em especial porque seu estudo no Brasil está à frente de muitos países da Europa. A advogada citou jurisprudências atuais e polêmicas que obrigam o profissional se manter atualizado.
|
Humberto Dalla é promotor de Justiça no Rio de Janeiro, doutor em Direito e professor-adjunto de Direito Processual Civil, (UERJ) e coordena a pós-graduação na área. Ele apontou alguns pontos importantes que alterarão a rotina dos operadores do Direito com a aprovação do novo CPC, lembrando que deverá ter um vacatio legis (vacância da lei) de um ano. Alterações na audiência preliminar, nas citações e intimações, nas ações coletivas, o fim da ação cautelar foram alguns pontos tratados. |
 |
 |
Marcelo Moura é juiz do Trabalho (RJ), mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Antonio de Nebrija, Madri, Espanha, professor da Escola de Direito da FGV/RJ, é coordenador da pós em Direito do Trabalho. Ele fez um paralelo entre o novo CPC e o Direito do Trabalho lembrando que as reformas que serão implementadas são aplicadas na Justiça do Trabalho, considerada pelo magistrado uma Justiça de vanguarda porque prima pela celeridade e efetividade do processo. |
Fotos: Clayton Brito – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt